Proprietário deve ficar atento à oscilação do mercado: com oferta maior, inquilino negocia preço e condições

quanto vale

O grande volume de imóveis novos sendo entregues em Curitiba vem aumentando o leque de opções para quem busca alugar casa, apartamento ou ponto comercial. Muita gente que comprou imóvel na planta está saindo do aluguel e passando para a casa própria. Outra parcela significativa dos compradores de lançamentos é formada por investidores, que agora colocam as unidades para alugar em busca do rendimento. É um bom momento para o inquilino, que pode escolher com calma onde quer morar ou instalar seu negócio, pedir benfeitorias no imóvel e negociar o preço.

“Há um crescimento, mas isso não significa que está sobrando imóvel para alugar, e sim que o inquilino tem opção de escolha e pode decidir melhor”, comenta a gerente-geral do Grupo Gonzaga, Lucia Shaicoski. Ela diz que o cenário é diferente de alguns anos atrás, quando a oferta era menor. Agora, o proprietário precisa pensar duas vezes antes de negar uma reforma e tem de estar aberto a renegociar o valor do aluguel – do contrário, corre o risco de ficar com o imóvel vazio e amargar prejuízo.

“O inquilino está com o poder de barganha. É importante deixar claro para os proprietários que eles podem ter de abrir mão de R$ 50 ou R$ 100 mensais, mas isso é melhor do que perder o cliente, principalmente se for um inquilino pontual no pagamento”, comenta a gerente da Senzala Imóveis, Augusta Coutinho Loch.

mercado imoveisEquívocos

Ela conta que muita gente que pretende colocar o imóvel para locação “determina” o valor equivocadamente falando com vizinhos ou observando anúncios no mesmo bairro. “Há quem converse com outros moradores do mesmo condomínio para saber sobre preços. Essa pessoa chega na imobiliária acreditando que aquele valor é viável, mas há muitas outras variáveis de mercado que devem ser consideradas”, diz Augusta.

Na Gonzaga, os proprietários começaram a ser contatados há cerca de doze meses para conversar. O objetivo era mostrar o cenário atual do mercado imobiliário de locação. “Nossos gerentes passaram a explicar que seria necessário estar aberto à negociação e que é preciso fazer investimentos no imóvel para manter o inquilino, pois ninguém quer ficar em um lugar que apresenta problemas”, conta Lucia Schaicoski.

Atraente

O proprietário precisa colocar elementos atrativos no imóvel, incluindo mobiliário e reformas, explica Augusta Loch. “O investimento no imóvel significa que você vai locar mais rápido e não por um preço maior”, diz a gerente da Senzala.

Demora para locar pode significar preço alto demais

A velocidade de locação é um fator que não pode ser desconsiderado, aponta Henrique Vianna, diretor de locações do Grupo Apolar. Imóvel parado representa custo para o locador, entre taxas de condomínio, impostos e outros itens.

“Se o imóvel fica mais de três meses anunciado sem fechar negócio é hora de o proprietário fazer alguma coisa”, ressalta. “Deve-se levar em conta a questão custo-benefício e as oscilações do mercado ao decidir baixar o valor do aluguel ou investir em melhorias”.

Rendimento

Vianna explica que o rendimento mensal do imóvel colocado para locação está girando entre 0,5% a 0,7% do valor do bem, podendo alcançar até 0,8%. “Claro que há exceções, mas essa tem sido a média”, aponta. Apartamentos em estilo loft, novos e mobiliados, são os imóveis que alcançam boa rentabilidade no mercado.

Para Augusta Loch, da Senzala Imóveis, as características desse momento não devem se prolongar. Ela acredita que dentro de pouco mais de um ano a relação entre oferta e procura deve ficar mais equilibrada, inclusive com imóveis de maior qualidade à disposição dos locatários.

Fonte: Gazeta do povo

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s